Lentes de contato: 5 erros que você pode estar cometendo e colocando sua saúde em risco
Neste post mostraremos alguns erros comuns de quem usa lentes de contato e que podem estar colocando em risco a saúde dos seus olhos. Além disso, procuraremos dar a você dicas simples de como evitar prejuízos à sua visão.
Um estudo realizado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, revelou que uma grande quantidade e variedade de infecções oculares são ocasionadas pelo o mau uso de lentes de contato. Alguns germes e bactérias encontrados na pesquisa podem inclusive causar danos permanentes na visão, aponta o CDC.
No Brasil o Conselho Brasileiro de Oftalmologia detectou que o uso de lentes gelatinosas podem aumentar em 20 vezes o risco de problemas oculares. Destaca também que este perigo está associado diretamente com a higienização e trato incorreto com as lentes, como não respeitar os prazos de validade e dormir sem removê-las. A solução, entretanto, é simples. A pesquisa demonstrou que a grande maioria das infecções e doenças podem ser evitadas com o uso correto e com cuidados básicos em sua lente de contato, seja ela gelatinosa, rígidas ou RGP, silicone hidrogel, multifocais, com grau ou não.
Alguns cuidados e dicas para evitar transtornos e manter a saúde dos seus olhos:
1 - Comprar lentes de contato sem consultar um oftalmologista
Os oftalmologistas são tecnicamente responsáveis e treinados para indicar para você qual acessório melhor se adapta a sua situação. Cabe ao médico decidir e indicar para você qual material e curvatura adequada da lente para o seu caso. Jamais compre lentes sem indicação oftalmológica especializada e sem procedência, como vemos em muitas ofertas pela internet.
2 - Ignorar sensação de desconforto
Coceiras, embaçamento da visão, vermelhidão e outros sintomas comuns, muitas vezes ocasionados por pouca higiene ou até mesmo um cisco, podem não parecer graves mas, apenas o médico oftalmologista pode ter certeza qual as causas destes desconfortos. Ao sentir algum destes sintomas, procure a orientação adequada e não subestime por menor que seja os sinais que os seus olhos estão enviando.
3 - Prolongar o tempo de uso ou a validade das lentes
Cada fabricante aconselha um tempo de uso diário para as lentes de contato e isso varia de modelo para modelo. Desrespeitar este tempo máximo pode trazer prejuízos incalculáveis para a saúde dos seus olhos, portanto, nada de ultrapassar este limite e nunca durma com suas lentes. Durante o sono a córnea recebe menos nutrientes e produz menos lágrimas do que precisamos o que potencializa a propensão de infecções e lesões. Passar do prazo de validade é inaceitável. Muita gente acaba procurando os consultórios justamente por problemas ocasionadas com lentes de contato fora do prazo de validade estabelecido pelo fabricante. Alguns param de usar por anos e retornam a usar. Aumentando assim, ainda mais, o risco para complicações com soluções e caixas de armazenamento também fora do período de uso.
4 - Não trocar os estojos das lentes
Mesmo limpando corretamente suas lentes de contato você pode correr sérios riscos se não trocar regularmente seu estojo. Os oftalmologistas recomendam substituí-los a cada três meses.
5 - Higienização inadequada
Cuidar da limpeza e higienização de estojos e lentes é essencial para preservar a saúde dos seus olhos, portanto, sempre lave as mãos antes de tocar nas lentes e siga à risca as recomendações do médico oftalmo e do fabricante. Não esqueça de usar somente a solução correta para o seu tipo de lente e de procurar seu oftalmologista em caso de dúvida sobre a manutenção do seu acessório.
Esperamos que estas dicas sejam úteis para você e que ajudem a manter a saúde dos seus olhos. Gostou, ficou com alguma dúvida ou quer deixar algum comentario? Fique a vontade, nós da Hünning