6 dicas para evitar doenças oculares no inverno

Você se preocupa mais com a sua visão no inverno? Caso não, saiba que deveria! Afinal, nessa estação é mais frequente o surgimento de doenças virais que prejudicam os olhos.

Apesar da estação mais fria do ano possuir muitos fãs, o inverno também traz alguns riscos para a saúde dos olhos, e é justamente quando estamos distraídos que aparecem os danos que surpreendem os desprevenidos.

Se pararmos para pensar, o Brasil tem por si um clima propício para a proliferação do ácaro, contido em cobertores e agasalhos, por exemplo. Por conta do contato com esse tipo de vestuário, adivinhe: as crises alérgicas afetam os olhos instantaneamente.

Uma infecção respiratória acaba sendo mais frequente no inverno, afinal, é comum se permanecer em lugares fechados para escapar do frio, o que acaba causando a contaminação dos ambientes por partículas decorrentes até de espirros.

Por isso, hoje a HÜNNING trás 6 dicas para evitar doenças oculares no inverno, confira:

1. Lave as cobertas e agasalhos guardados antes do uso. Nessa época, precisamos desse ritual com todas as peças as quais teremos contato. Então, coloque os trajes no sol para arejar e lavar, porque isso diminui a concentração de ácaros;

2. Mantenha as janelas abertas durante um período do dia para fazer a ventilação da casa. Deixe as janelas abertas mesmo no frio, isso porque o ambiente não pode permanecer muito fechado, o ar precisa circular;

3. sempre lavar as mãos e evitar levá-las no nariz, na boca e nos olhos. É preciso perder o hábito de levar a mão ao rosto. É um cuidado importante, porque ajuda na prevenção de uma infecção respiratória;

4. Não coce os olhos, é uma atitude que pode agravar o quadro das doenças;

5. Use óculos de sol e lentes com proteção contra os efeitos dos raios UV;

6. Hidrate seus olhos com a recomendação de um especialista. O inverno geralmente é acompanhado pelo tempo seco, o que também é ruim para a saúde ocular, já que os olhos precisam de hidratação e inúmeras doenças se aproveitam da falta dela para se disseminar.

E o receio de “pegar” conjuntivite? Claro que quando essa doença se prolifera na época mais fria do ano, o paciente geralmente já se encontra em uma situação propícia, como a gripe. No entanto, ao seguir essas dicas, você estará tomando precauções para evitar a infecção viral causada pelo adenovírus, que provoca gripe, infecções respiratórias e facilita o surgimento de doenças como conjuntivite.

Nesse 10 de julho, comemoramos o Dia da Saúde Ocular, criado principalmente para alertar sobre a importância do cuidado com os olhos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ausência de cuidados pode levar 225 milhões de pessoas em todo o mundo a ter baixa visão até 2020.

Contudo, fuja de tratamentos inadequados sem orientação médica. Lembre-se de como é importante realizar consultas regulares no oftalmologista. Essa é a única maneira de tratar complicações oculares graves antes que sejam irreversíveis. Entre em contato com a HÜNNING e marque sua consulta.