Tecnologia 4K em 3D presente no HÃœNING

Primeiras perspectivas

No fim de agosto de 2014, um grupo de pesquisadores do Brasil realizou uma transmissão ao vivo de um versão de um filme mudo, em resolução 4K - com definição de imagem quatro vezes maiores que a dos televisores Full HD - a partir do Teatro central da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para a sala de concertos da New World Symphony, em Miami, nos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, outro grupo de pesquisadores transmitiu, de Miami para São Paulo, em tempo real, o mesmo filme projetado em uma sala de concertos da orquestra americana. A ideia dessa demonstração era compreender a tecnologia utilizada: uma malha de 10 mil quilômetros de cabos de fibra optica submarinos existentes entre São Paulo e Miami e a uma velocidade de conexão de 10 gigabits por segundo, para gerar imagens em uma resolução superior à Full HD. Tal inovação na transmissão de imagens em alta definição estava sendo estudada não apenas para emprego na indústria do entretenimento, mas sim buscando uma aplicação em vários campos da Ciência e na divulgação científica. “A melhor resolução da tecnologia 4K possibilita imagens maiores, com mais detalhes e maior imersão. No cinema, isso permite aumentar o envolvimento do público com o filme. Já nas Ciências possibilita aos pesquisadores visualizar melhor um microrganismo ou um órgão humano, por exemplo, com maior definição”, avaliou Jane de Almeida, professora e pesquisadora do Laboratório de Artes Cinemáticas e Visualização (LabCine) da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

Estudos e pesquisas de ontem: realidade de hoje

Atualmente, os estudos relacionados a essa tecnologia evoluíram muito, possibilitando sua utilização em cirurgias oftalmológicas e permitindo um detalhamento muito superior - fator que gera um processo cirúrgico mais competente e eficiente. O HÜNING Instituto de Oftalmologia e Pesquisa busca constantemente aprimorar sua tecnologias, a fim de disponibilizar um atendimento de qualidade para seus pacientes. Dessa maneira, está sempre atento às pesquisas e projetos trabalhados nas áreas científicas. E assim, no final de 2016, após estudos em relação às vantagens presentes nos processos realizados com tecnologia 4K, aderiu a essa inovação e realizou a primeira cirurgia oftalmológica 3D em sistema 4K (Ultra HD), com o mesmo equipamento utilizado pela NFL (Liga de Futebol Americano) e pela Premier League (Liga Inglesa de Futebol).

 

E os próximos caminhos?

A implementação dessa tecnologia foi apenas o início de uma gama de possibilidades cirúrgicas de qualidade e excelência. O HÜNING Instituto de Oftalmologia e Pesquisa sabe que esse foi um grande passo que contribuiu muito para o conhecimento dos profissionais do Instituto e para um atendimento positivo para os pacientes. Entretanto, esse é só o começo. A busca por melhorias e aperfeiçoamentos por aqui é diária, sempre visando uma vida ocular mais saudável e de qualidade para os pacientes do HÜNING.

 

Referências: RNP, Agência FAPESP